Perguntas frequentes > Preservativo Feminino
-
O preservativo feminino é difícil de usar?
Não, mas requer prática e paciência. Ver Dicas para Usuárias Novas.
-
Os preservativos femininos podem, com eficácia, prevenir tanto a gravidez quanto as ISTs, inclusive o HIV?
Sim. Os preservativos femininos oferecem dupla proteção, tanto contra gravidez quanto contra as ISTs, entre elas o HIV, se usados de forma consistente e correta. Contudo, muitas pessoas não utilizam preservativos a cada vez que fazem sexo ou não os utilizam corretamente. Isto reduz a proteção tanto contra uma gravidez quanto contra as ITS.
-
Um preservativo feminino e um preservativo masculino podem ser usados ao mesmo tempo?
Não. Não se devem usar preservativos masculinos e femininos juntos. Isto poderia provocar atrito que poderia fazer com que os preservativos escorregassem ou rasgassem.
-
Qual é a melhor maneira de se certificar que o pênis está entrando no preservativo ou não fora do mesmo?
Para evitar o uso incorreto, o homem, ou a mulher, deve guiar cuidadosamente o pênis colocando a ponta do mesmo dentro do anel externo do preservativo. Se o pênis ficar entre a parede da vagina e o preservativo, o homem, ou a mulher, deve retirá-lo e tentar novamente.
-
O preservativo feminino pode ser usado mais de uma vez?
A reutilização dos preservativos femininos disponíveis não é recomendada, porque não foram suficientemente testadas.
-
O preservativo feminino pode ser usado quando uma mulher está menstruada?
As mulheres podem utilizar o preservativo feminino durante seu período de menstruação. Contudo, o preservativo feminino não pode ser usado juntamente com um absorvente. O absorvente deve ser retirado antes de se colocar um preservativo feminino.
-
O preservativo feminino não é grande demais para ser confortável?
Não. Os preservativos femininos têm o mesmo comprimento dos preservativos masculinos, só que são mais largos. São muito flexíveis e adequados ao formato da vagina. Os preservativos femininos foram cuidadosamente projetados e testados para atender a qualquer mulher, qualquer que seja o tamanho de sua vagina, e a qualquer homem, qualquer que seja o tamanho do seu pênis.
-
Um preservativo feminino pode se perder dentro do corpo da mulher?
Não. O preservativo feminino permanece na vagina da mulher até que ela o retire de lá. Não pode ultrapassar o cérvix de uma mulher e ir em direção ao útero porque é grande demais para isso.
-
O preservativo feminino pode ser usado em diferentes posições sexuais?
Sim. O preservativo feminino pode ser utilizado em qualquer posição sexual.
-
A alergia ao látex é comum?
Não. A alergia ao látex é incomum na população em geral, sendo muito raros os relatos de reações alérgicas moderadas ao preservativo. Reações alérgicas agudas ao látex são extremamente raras. Pessoas que têm reação alérgica a balões ou luvas de borracha podem ter uma reação semelhante aos preservativos de látex. Uma reação moderada provoca vermelhidão, coceira, erupção ou inchaço da pele que entra em contato com a borracha de látex. Uma reação aguda provoca urticária ou erupção em boa parte do corpo, tontura, dificuldade para respirar ou perda da consciência após entrar em contato com o material. Tanto mulheres quanto homens podem ser alérgicos ao látex e a preservativos fabricados com este material.