Perguntas frequentes > Métodos Baseados na Percepção da Fertilidade
-
Somente casais com educação fundamental completa podem usar os métodos baseados na percepção da fertilidade?
Não. Casais com pouca ou nenhuma educação formal podem usar os MBPF com efetividade. O importante é que os casais devem estar altamente motivados, bem treinados e comprometidos em evitar sexo desprotegido durante o período fértil.
-
Os MBPF são confiáveis?
Para muitos casais, esses métodos oferecem informação confiável sobre os dias férteis. Se eles evitam relações sexuais vaginais ou usam preservativos ou diafragma durante o período fértil, o método pode ser efetivo. Entretanto, a eficácia é mais alta quando o casal se abstém das relações sexuais com penetração durante o período fértil em vez de usar preservativo ou diafragma.
-
Qual é a diferença entre o Método dos Dias Fixos e o Método dos Dois Dias?
Esses métodos são mais fáceis de usar do que os demais métodos baseados na percepção da fertilidade (tabelinha, Billings, temperatura basal). Além disso, eles são mais efetivos para algumas pessoas. Como os demais, eles se baseiam na percepção do período fértil pela mulher, seja pelo registro dos dias do ciclo (no caso do método dos Dias Fixos) ou pelo registro das secreções vaginais (no caso do método dos Dois Dias). Até o momento há poucos estudos sobre esses métodos. Um ensaio clínico demonstrou taxas de gravidez em uso habitual de 12 gravidezes para 100 mulheres no primeiro ano de uso para o Método dos Dias Fixos; em outro ensaio, foram demonstradas 14 gravidezes por 100 mulheres no primeiro ano de uso para o Método dos Dois Dias. Nesse estudo, mulheres que detectaram secreções menos de cinco ou mais de 14 dias em cada ciclo foram excluídas.
-
Qual é a probabilidade de uma mulher engravidar se ela tiver relações durante a menstruação?
Durante a menstruação as chances são muito pequenas, mas não é zero. As chances são mais baixas nos primeiros dias da menstruação. Por exemplo, no dia 2 do ciclo (sendo o dia 1 o primeiro dia que começa a menstruação) a probabilidade de gravidez é extremamente baixa, menor do que 1%. Com o passar dos dias as chances vão aumentando, esteja a mulher ainda menstruada ou não. O risco aumenta até a ovulação, sendo que desde o dia seguinte à ovulação a probabilidade de gravidez é praticamente zero até a menstruação. Alguns MBPF que dependem da observação das secreções vaginais recomendam evitar relações desprotegidas durante a menstruação porque não é possível detectar as secreções vaginais durante a menstruação e existe um pequeno risco de ovulação nesse período.
-
Quantos dias de abstinência ou de uso de outro método são necessários para cada MBPF?
O número de dias varia, dependendo da duração do ciclo menstrual da mulher. Em média, o número de dias em que a mulher é considerada fértil necessitando, portanto, praticar abstinência ou usar um método de respaldo, é: Método dos Dias Fixo, 12 dias; Método dos Dois Dias, 13 dias; Método Sintotérmico, 17 dias: e Método de Billings, 18 dias.